quarta-feira, 31 de março de 2010

Post de Inauguração

Olá à todos! Olá à todas! Bem-vindos e bem-vindas! Apresento-lhes mais um blog para poluir a nossa decrépita (porém quase insubstituível) Internet.

Este se chama "Tentando Filosofar".

Qual é o propósito?
Discutir assuntos e temas da natureza da sociedade, a fim de tentar compreendê-las.
Tudo com seriedade, porém com bom-humor (que é o que não pode nos faltar).

Certo... Mas ninguém sabe de tudo da vida... Como serão discutidos os assuntos que não temos certeza nem do que é?
Nesse blog, não são abordadas certezas. Por quê? A única coisa que é certa neste mundo é que a vida é efêmera. Não sabemos o que vem depois dela. Caso você seja uma pessoa religiosa e aprendeu isso e aquilo sobre o que vem depois da vida (se tá escrito na Bíblia, no Corão ou onde quer que for), o propósito do blog não é abalar a sua crença nem dizer que tais religiões estão erradas... Mas também não dizemos que estão certas. Estamos aqui para discutir pontos de vista. Certo filósofo cujo nome não recordo (mas dou a ele o crédito) disse: "só podemos realmente ter certeza das coisas caso a experimentemos." Ou seja, você nunca vai saber que 1 + 1 = 2 se não experimentar isso. Você nunca irá saber se certo filósofo está certo se não experimentar isso. Você nunca terá a certeza com os artigos deste blog caso não experimente isso, de fato.

Se nunca teremos certeza, então de que adianta o blog?
Aí é que está. Este blog foi feito com a finalidade principal de expor pontos de vista, não certezas. É um exercício mental, uma iniciação ao ato de realmente PENSAR.

Espero que tenham gostado do propósito inicial deste blog.

P.S.: Às vezes serão postadas aqui sugestões de música. Mas não disponibilizaremos nada para download.


Nenhum comentário:

Postar um comentário